O Diretor Jurídico, Henrique Augusto Oppelt, e o Secretário da Administração, Stéfano Simon, participaram na manhã desta sexta-feira, 26/08, de uma reunião nas dependências do 12º Batalhão de Bombeiros Militar em Ijuí/RS com a presença do Comandante do 12º BBM Tenente Coronel Daniel Dalmaso Coelho, Major Valnei e Major Carlos Rodrigo de Oliveira Netto.
Na ocasião foram tratados assuntos diversos, entre eles: a situação dos oito servidores do município que atualmente estão cedidos para a corporação; a renovação do convênio do município com o estado do Rio Grande do Sul e também a realização de novos convênios entre o município de Tapera e os demais municípios que são atendidos pelo Corpo de Bombeiros Misto de Tapera.
Também foi explanada a necessidade de regularizar a situação do imóvel onde atualmente está sediado o Corpo de Bombeiros Misto de Tapera, efetivando a doação para o estado do Rio Grande do Sul, propiciando assim maiores investimentos por parte do estado.
Atualmente o Corpo de Bombeiros Misto além de Tapera, atende mais 10 municípios da região: Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Colorado, Victor Graeff, Tio Hugo, Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges e Tunas, contando com 8 bombeiros civis, todos servidores do município de Tapera e mais 10 bombeiros militares.
Segundo o Secretário da Administração, Stéfano Simon, há uma necessidade urgente de renovar os convênios com os demais municípios atendidos, visto que desde o ano de 2018 o município de Tapera vem arcando com a totalidade dos custos para manutenção dos bombeiros civis. " Com a participação de todos os municípios no rateio das despesas, poderemos manter as atividades desempenhadas e investir no reaparelhamento e na qualificação profissional do servidores cedidos para essa nobre e importante função."
Por fim é importante informar que diferente do que foi noticiado em outros meios de imprensa, não existe possibilidade de fechamento do Corpo de Bombeiros Misto de Tapera e nem a possibilidade deste deixar de atender os municípios em sua área de atuação. Ao contrário, a Administração Municipal está trabalhando para consolidar a presença do Corpo de Bombeiros na região, diligenciando junto aos demais municípios para renovar os convênios intermunicipais e, o Departamento Jurídico trabalhando no processo de doação do imóvel onde está sediado o Batalhão, em prol do Estado do Rio Grande do Sul.